A NOSSA HISTÓRIA
O Centro de Animação e Apoio Comunitário da Freguesia de Alte é uma instituição criada a partir de reuniões da população na Casa do Povo de Alte, com a finalidade de ocupação dos Tempos Livres das crianças e jovens da Freguesia de Alte.
Em Março de 1986 foi formada uma Comissão no intuito da legalização da Associação cuja formação foi formalizada em 15 de Junho de 1986, com aprovação dos Estatutos e, posterior legalização da mesma.
Inicialmente as Respostas Sociais existentes eram apenas as de Jardim de Infância e Tempos Livres e funcionavam na cave dum edifício da Junta de Freguesia de Alte. Em Dezembro de 1986, com a oferta de um terreno por parte da Câmara Municipal de Loulé, demos início à elaboração de um projeto para a construção da antiga Casa da Criança, com apoio da Câmara Municipal, Segurança Social, Projeto Radial e particulares. Em Agosto de 1988 foi inaugurada a Casa da Criança, situada junto à Igreja de S. Luís.
Em 16 de Janeiro de 2005 foram inauguradas as novas instalações junto à Escola de Ensino Básico de Alte e, cedido pela Câmara Municipal de Loulé, com mais o acréscimo da Resposta Social de Creche.
Recentemente, o CAACFA decidiu ampliar a sua intervenção na área social de forma a colmatar as necessidades sentidas pela população da freguesia de Alte, particularmente a população mais idosa e dispersa. Neste sentido, procurou parceiros que se quisessem a ele associar de forma a quebrar o isolamento social e a solidão da população da freguesia de Alte, criando um sentimento de pertença e de utilidade na partilha e troca de conhecimentos e bens de utilidade por aqueles que deles mais necessitarem.
Da parceria com a Junta de Freguesia de Alte, Câmara Municipal de Loulé, Escola Profissional de Alte e Farmácia Horta Figueiredo nasceu o Projeto ASAS- Aldeia dos Saberes e dos Afetos, que através de uma loja social irá promover iniciativas que visem o apoio socioeconómico, estimulem a solidariedade, o empreendedorismo e a capacitação da população. As atividades serão realizadas na loja social e de forma itinerante pelos sítios, aldeias e montes da freguesia.
O ASAS tem como propósito dar voz à população idosa quebrando o isolamento e solidão tão associado ao envelhecimento, aproveitando e reconhecendo os saberes que os mais jovens têm para oferecer também aos mais velhos. Pretende-se causar um impacto positivo na vida de toda a comunidade através de diagnósticos de necessidade e da planificação de atividades que vão ao encontro dessas necessidades, dos gostos, conhecimentos e saberes da população. O que mais desejamos é que todos os elementos da comunidade participem de forma ativa, dando o seu contributo, contando a sua história, cantando a sua música, para que juntos continuemos a escrever esta história.